Projeto “Crianças e Pipas”– Artes
“ As crianças aprendem a fazer e a soltar pipas levando-as à
voar bem alto… e isso causam uma prazer e uma sensação de dominar todos os
obstáculos, vencer as reviravoltas do vento, dos fios da rede elétrica… mesmo
se for preciso tentar e tentar… até vê-las livres, leves e soltas, como as aves
do céu! O que se aprende com prazer nunca se esquece”
A partir desta ideia, quando o assunto na sala era pipa,
agora até entre as meninas, com uma série de dificuldades em língua portuguesa,
comuns aos alunos do 6º ano, como produção de texto; estrutura, coerência,
ortográfica, concordância… momento em
que a turma está muito motivada com as
histórias sobre “pipas”: faça um projeto com o foco no tema afim de obter
melhores resultados nos conteúdos em questão.
O projeto inicia-se com a proposta do professor aos alunos de confeccionarem pipas na
próxima aula de artes. Todos não aceitarão e farão destas aulas uma festa.
As meninas terão dúvidas. Onde soltar? É fácil empinar uma
pipa e fazer-la voar?
Os meninos mestres na
arte tem todas as respostas:
Empinar pipa é uma delícia! Com bons ventos, o papagaio
risca o céu com seu colorido. Mas, se o vento for fraco, corre o risco de não
levantar voo. Ventos fortes podem quebrar as varetas e arrebentar a linha.
O melhor vento, portanto, é o médio . Para que a pipa suba
bem alto, precisa estar na direção oposta ao vento, ser leve e ter boa
estabilidade e colocar no lado certo.Tem
ser uma pipa bem feita !
1ª Aula - Artes
O professor não pode esquecer do momento de trabalhar valores:
O Cerol é uma mistura de cola com caco de vidro moído que
posteriormente são aplicadas às linhas de pipas com a finalidade de cortar a
linha de outras pipas adversárias em uma batalha para ver quem pode mais. O
saldo dessa irresponsabilidade é que ao final dessas brincadeiras ficam pelas
ruas pedaços de linhas que são praticamente invisíveis aos olhos de quem
trafega conduzindo veículos ciclomotores, e quando esses condutores
inadvertidamente se chocam com a linha de pipa contendo cerol, acabam atingidos
principalmente nas mãos, braços, tronco, pescoço e rosto.
As linhas com cerol possuem uma enorme capacidade de corte e
provocam ferimentos profundos que são potencialmente mortais quando atingem a
região do pescoço e quando não mata, deixam sequelas terríveis em suas vítimas.
O cerol em linhas de pipas é utilizado praticamente no ano
todo, mas é na época das férias escolares que as ocorrências dos acidentes são
mais comuns. A linha de pipa com cerol é só mais um dos problemas enfrentados
por pessoas que usam motocicletas para o trabalho oulazer. Essa atividade
criminosa considerada brincadeira de criança, também é a diversão de muitos
adultos irresponsáveis.
Os alunos devem trazer todo o material para confeccionarem
as pipas:
• três varetas de bambu ou do tipo japonês – duas de 32 cm e
uma de 40 cm;
• pelo menos três folhas de papel de seda colorido;p1
• um carretel de linha número 10;
• uma lata de refrigerante vazia ou outro objeto em que você
possa enrolar a linha;
• cola branca ou goma-arábica;
• tesoura de ponta redonda, régua e caneta.
E o modo de fazer? O passo-a-passo foi anotado:
1) Colocar as três varetas sobre uma superfície plana para
que se possa ver a estrutura da pipa. A
vareta maior, aquela que mede 40 cm, formará o eixo vertical da pipa. As duas
menores, de 32 cm, formarão os eixos horizontais. Com uma caneta, marcar um
risco bem no meio de cada uma das duas varetas menores. Em seguida, fazer um
talho nesse lugar
2) Com a linha número 10,
amarrar a primeira vareta de 32 cm na primeira marca do eixo vertical.
Olhar o risquinho antes para que a vareta fique bem centrada! Descer a linha
dando voltas bem apertadas na vareta vertical e amarrar a segunda vareta
horizontal na segunda marca do eixo vertical. Fazer um pequeno talho em todas
as pontas das varetas com uma tesoura para amarrar a linha no contorno da
armação. Contornar a armação com a linha, passando por todos os talhos das
extremidades, mantendo-a bem esticada e firme. Certificar de que a estrutura
esteja bem centralizada. Amarrar bem firme na ponta de baixo e deixar 1,5 m de
linha de sobra para fazer a cauda. A estrutura da pipa está pronta.
3) Agora encapar. Com a tesoura, corte uma folha de seda no
formato de sua armação, deixando 1,5 cm de sobra para poder colar. Passe cola
na frente das duas varetas do eixo horizontal. Cole a armação sobre o papel.
Passe cola na borda do papel (aquele 1,5 cm que sobrou) e dobre-a sobre a
linha, mantendo o papel bem esticado. Pronto a pipa já está encapada!
4) Decorar a pipa: recortar pedaços de papel de seda
colorido e fazer colagens variadas. Vale tudo: as primeiras letras do nome, dois olhos e um sorriso, formas
abstratas. Lantejoulas e brilhos nas
pipas das meninas. Só não deve exagerar em tudo e na cola para que a pipa não fique pesada.
5) A cauda dá estabilidade à pipa durante o voo. Existem
três tipos: rabiola, de tiras e corrente. Fazendo uma rabiola: abrir um saco de
lixo como se fosse uma folha de plástico e enrole o plástico como se fosse um
canudinho. Com a tesoura, corte-o em tirinhas de 1,5 cm de largura e 40 cm de
comprimento. Desenrolar e prendê-las na linha de carretel. Amarrar as tiras,
uma por uma, na linha que sobrou na ponta de baixo da pipa, distantes cerca de
10 cm uma da outra. O nó precisa ser feito na linha para que as tiras não
escorreguem durante o voo. Fazer a laçada e passe a tira por dentro, até ficar
metade para cada lado. Depois, é só apertar o nó.
6) Só faltou o estirante (ou cabresto), isto é, as duas
linhas ,que prendem a armação à linha do carretel . Sua função é manter a pipa
num ângulo de 30º em relação ao vento. Cortar
um pedaço de linha de 50 cm de comprimento e amarrar uma ponta na extremidade inferior do eixo
vertical da pipa. Antes de amarrar a outra ponta, faça um laço frouxo no meio
da linha do cabresto. Prender a outra ponta da linha firmemente no ponto de
encontro entre as varetas vertical e horizontal superior. Amarrar a linha do
carretel ao laço feito antes no
cabresto. O laço vai ajudar a linha do carretel a não deslizar pelo estirante.
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