Os filmes são parte importante do
cotidiano dos brasileiros, mas nem sempre encontram seu lugar em sala de aula.
Esse é um erro e tanto, já que a telona pode funcionar como uma preciosa
ferramenta didática para a aprendizagem de conteúdos de diversas disciplinas.
"O cinema é uma experiência cultural importante, assim como a música e a
literatura. A escola precisa levar isso em conta e tratar esse trio com
igualdade.
Ficção ou documentário, curta ou
longa-metragem - os gêneros e as opções de trabalho são inúmeros e hoje já é
possível afirmar que o conhecimento sobre como usar filmes está bem
sistematizado. O trabalho pode seguir por dois caminhos, dependendo do objetivo
do professor:
- Aproximar a turma da linguagem
artística específica do cinema, o que pode ser feito tanto na aula de Artes
como na de Língua Portuguesa;
- Auxiliar na compreensão de
conteúdos curriculares em diversas disciplinas dentro de sequências e projetos
didáticos.
Em ambos os casos, é preciso
começar expondo os objetivos da exibição e descrevendo o que será visto.
"Isso é fundamental para não descaracterizar o cinema como um objeto
cultural. O ideal é antecipar para a turma elementos da história, falar sobre o
diretor e outras produções dele, comentar sobre os atores, mostrar a capa e a
contracapa, ressaltar características técnicas, como a fotografia, contar
curiosidades da época em que foi lançado e, principalmente, dizer por que gosta
ou não daquele filme. O professor deve se mostrar como um espectador crítico e
experiente para que os alunos aprendam a se posicionar frente ao que
veem".