terça-feira, 16 de julho de 2013

PROJETO RAIZES NA E.E.TANCREDO DE ALMEIDA NEVES





















                                          
                                                                           
                                                 
    A Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida  Neves , realizou no Terça- feira (16/07), o evento ‘Raízes’ que mostrou os traços mais marcantes da cultura de Várzea da Palma  por meio de palestras, apresentações e atividades artístico-culturais.
     Levar a sugestão para a sala de aula é uma ótima forma de se perceber qual o centro de interesse dos alunos diante do tema, afinal, são eles os principais intérpretes do processo.
    Como o tema é bem abrangente, existe a oportunidade de ser trabalhado em qualquer turma, pois basta que o professor adapte as ideias ao contexto de sua sala de aula.
     Dentre as especificidades a serem trabalhadas, podemos destacar as brincadeiras populares de nossa  cidade, que são sugeridas para as turmas de educação infantil; culinária, artesanato, literatura, danças, lendas folclóricas e religião, ficam para as turmas mais avançadas, pois são temas mais elaborados. Aqui seguem apenas sugestões, mas outros temas podem ser inseridos ao projeto, ou mesmo adaptados para outras turmas, pois permite tal flexibilidade.
     Para o desenvolvimento do projeto é necessária muita discussão e debate na sala de aula, além de seminários, apresentações, pesquisas, atividades em grupo, atividades experimentais, passeios turísticos, etc. Tudo depende dos objetivos a serem conquistados.
       Para uma turma que estuda sobre o artesanato, por exemplo, será muito importante o desenvolvimento de uma pesquisa sobre as mulheres rendeiras, cultura aprendida com as portuguesas, na época do Brasil colônia. Hoje as rendeiras são mundialmente conhecidas, pois seus trabalhos são de uma delicadeza incomparável. Para a confecção das rendas são utilizadas técnicas de bilros, alfinetes ou espinhos de cactos; labirinto, que consiste em abrir pequenos espaços nos tecidos, desfiando-os; e o filé, feito numa trama de rede, muito usado em toalhas, colchas e cortinas.