quarta-feira, 6 de junho de 2012

EXCURSÃO PARA " POUSADA ESPAÇO GRANDE RIO "EM PIRAPORA









PROJETO  PDE 2012

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

INTRODUÇÃO
A educação ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel  de elemento essencial do processo ensino/aprendizagem, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais em busca de soluções ,sendo preparado como agente transformador ,através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através da ética ,condizente ao exercício da cidadania.
JUSTIFICATIVA
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo  para formação de cidadãos responsáveis.
A escola auxiliará o aluno a perceber a correlação dos fatos e ter uma visão holística, integral do mundo em que vive.
Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e as atividades escolares.
OBJETIVOS    GERAL
Formar e educar de maneira permanente, com uma abordagem direcionada para a resolução de problemas, cidadãos conscientes e que contribuam para o envolvimento ativo do público, com o objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas.
ESPECÍFICOS
Sensibilizar: processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico.
Compreender: ter conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais.
Responsabilidade: reconhecer o ser humano como principal protagonista.
Cidadania: participar ativamente e regatar direitos e promover uma nova ética capaz de conciliar o ambiente e sociedade.
Mobilizar: conscientizar a comunidade escolar para o desenvolvimento de atividades durante a Semana de Meio Ambiente, com a finalidade de desenvolver nestes  o cuidado com as questões ambientais.
Realizar campanhas educativas utilizando os meios de comunicação disponíveis, a fim de informar e incentivar os educandos  em relação á problemática ambiental.
PÚBLICO ALVO
Toda a comunidade escolar e através deles seus familiares,  buscando o maior número de agen tes ambientais pela preservação do Meio Ambiente.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido da seguinte maneira:
.Reunião da comissão com o diretor ,  supervisores  e professores da escola a fim de tracarmos idéias para aceitação e implantação do projeto;
.Palestras para os professores , com o intuito de sensibilizar e fazer parceria;
.Trabalho de conscientização dos alunos através de palestras;
.Concurso de desenhos e frases  envolvendo a comunidade escolar;
.Confecção de lixeiras de coleta seletiva de material reciclado feitas pelos alunos;
.Divulgação do projeto na Rádio comunitária da escola;
.Amigo-oculto verde realizado  com toda comunidade escolar; ( os alunos terão  a tarefa de plantar uma  árvore ,á sua escolha, em um recipiente ,cuidar para ficar bem  bonita e fazer a troca no dia da culminância .
.A culminância do projeto será uma mobilização na praça de eventos ,  onde será divulgado o  resultado do concurso de desenhos e frases , exposição de fotos ,a  apresentação das lixeiras de coleta seletiva  para a população  local, isso a ser realizado no dia 5 de junho “Dia Internacional do Meio Ambiente”.
PRODUTO
Como produto deste projeto, teremos  as lixeiras de coleta seletiva e a certeza que com o envolvimento de toda comunidade vamos conseguir legar ás gerações futuras a possibilidade de conviver em um mundo equilibrado, saudável ,sustentável.
CONCLUSÃO
O projeto foi executado  por todos os envolvidos ;houve envolvimento e participação de todos.
Resultou num incentivo em continuar na busca de uma sociedade justa e consciente com seus deveres para com o meio Ambiente.