sexta-feira, 9 de março de 2012

PROJETO MEDIADOR ESCOLAR DA ESCOLA TANCREDO NEVES

 A Mediação Escolar é um meio de diálogo e de reencontro interpessoal, de resolução dos conflitos, em que um terceiro, neutro e imparcial, auxilia os indivíduos a comunicar, a negociar e a alcançar compromissos mutuamente satisfatórios.
Isso acontece na medida em que são disponibilizados aos agentes do conflito momentos e locais adequados para, com auxilio do mediador, buscarem por meio do diálogo e do respeito uma solução plausível às necessidades dos envolvidos. Visto que quando a mediação não acontece cabe aos sujeitos do conflito, em momento de elevada afetação emocional, buscarem sozinhos o que cada um acredita ser o certo, fato que desencadeia uma série de fatores que podem dificultar ainda mais a negociação e gerar agressões verbais, psicológicas e físicas, caracterizando um quadro de violência assumida. Assim, no momento apropriado, quando ocorre a intervenção no conflito, por alguém preparado, essa situação tende a amenizar e encontrar meios de retornar a convivência pacífica e respeitosa, evitando assim a violência.

Faz-se necessário ressaltar que a mediação não deve ser realizada quando já existe um ato violento, pois seria força a duas pessoas em situação completamente opostas, vítima e agressor, a manterem relação respeitosa quando ainda há o medo, a angustia e ameaças. Isso poderia agravar ainda mais a situação, criando sentimentos de inferioridade e até transtornos emocionais por parte da vítima, ao mesmo tempo em que pode legitimar o status de poder do agressor. Por isso é recomendável que a mediação nunca seja realizada em situação de violência explicita, porém, nada impede que quando esse quadro já estiver tranqüilo, não havendo mais ameaças e nem medo, que seja realizada para buscar alternativas de para conviver pacificamente.

Desse modo, acredita-se que a mediação de conflitos possa contribuir para o desenvolvimento social e emocional na escola, melhorar qualidade da convivência escolar, na compreensão de que o conflito é algo positivo quando permite uma ruptura na postura dos envolvidos e abertura para o diálogo e na construção de uma comunidade mais cooperativa e fraterna na escola.



A escola por sua vez deve preparar os indivíduos para a vida social através do desenvolvimento de algumas competências exigidas pela sociedade moderna, que nos colocam diante de uma busca de igualdade dentro da diversidade existente. Isso requer uma prática pedagógica globalmente compreensiva do ser humano em sua integralidade, em suas múltiplas relações, dimensões e saberes.


Numa época em que uma série de problemas sociais interfere no desempenho pedagógico da escola, precisamos que todos os seus protagonistas se juntem, somem esforços, para que sejam efetivados os princípios sobre os quais ela vai construindo e estimulando a interação, a cooperação entre os professores, funcionários e alunos. Todos empenhados em reconstruir e restaurar as condições de base de uma relação pedagógica e educativa. Portanto, para erradicar ou reduzir a violência na escola se faz necessário um currículo organizado e capaz de conduzir o educando à mudança de atitude pelo domínio de conhecimentos e habilidades compatíveis com as demandas sociais.