quarta-feira, 27 de novembro de 2013

LEMBRANÇAS DOS FORMANDOS 2012 DA ESCOLA TANCREDO NEVES










                                                 FORMATURA 2012 - LEMBRANÇAS INESQUECÍVEIS

A Formatura é um momento importante na vida de um estudante, pois representa um rito de passagem. 

Em 2012, os alunos do EJA ,Etapa Final tiveram a oportunidade de compartilhar, na própria escola, esse momento com seus professores, amigos e familiares. 

O tempo já passou, mas a sensação de realização e a expectativa de novos desafios permanecem e estão estampadas nas imagens em cima.

PALESTRA EDUCATIVA SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE NA ESCOLA TANCREDO NEVES





Segundo "Jainice Cabral de Azevedo"-Assistente Social da Secretaria Municipal da Saúde  , faltam doadores aos Bancos de Sangue  no Norte de Minas Gerais . Seria necessária uma média de 150 doadores por dia para manter os estoques com uma capacidade suficiente para atender a demanda dos pacientes. Porém, o cenário atual é de cerca de 80 doadores por dia. Ela acredita que muitas pessoas ainda têm medo de doar, preocupadas com contaminação ou por falta de esclarecimento sobre os pré-requisitos solicitados.
Como a escola Tancredo Neves  já desenvolve trabalhos na área de saúde, inclusive levando os temas para a sala de aula, foi sugerido desenvolver um trabalho junto com os alunos, sensibilizando-os sobre a importância de saber o tipo de sangue de cada um.
A expectativa é que, além dos alunos, também participem os pais ou responsáveis e os professores. Na primeira palestra , muitas dúvidas foram esclarecidas, entre elas para que serve o sangue, quem pode doar, a idade certa e a importância de saber o tipo sanguíneo.
Para doar sangue é preciso ter e estar com boa saúde, ter entre 16 e 67 anos de idade,pesar mais de 50 quilos e ter dormido bem na noite anterior. No caso de menores de 18 anos, é necessário ter uma autorização do responsável legal. Já os doadores com mais de 61 anos devem ter feito sua primeira doação antes dos 60. Se a doação for feita pela manhã, alimentar-se bem. Caso seja após o almoço, é preciso um intervalo de três horas até o procedimento. O candidato deve levar documento original e com foto, fazer um cadastro e passar por triagem clínica onde serão feitos vários exames para avaliar o sangue.
Após a doação é preciso manter o curativo por quatro horas, evitar fumar nas primeiras duas horas, evitar bebidas alcoólicas, esforços exagerados e tomar bastante líquido. Homens podem doar até quatro vezes por ano (a cada 90 dias) ou intervalo mínimo de 60 dias se houver necessidade de doação para reposição. Mulheres podem doar até três vezes por ano (a cada 120 dias) ou com intervalo mínimo de 90 dias havendo necessidade de reposição.

AULAS PRATICAS DE CIÊNCIAS NA ESCOLA TANCREDO NEVES







Aulas praticas de  Ciências   na escola Tancredo Neves  realizado  pelo  Professor   João Ermenson.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

EXCURSÃO DA ESCOLA TANCREDO NEVES PARA MINEIRÃO


  













Escola Tancredo Neves realizou no dia 21-11-2013 uma excursão para cidade de Belo Horizonte onde os alunos teve oportunidade de conhecer " Minas Tênis Clube" e" Mineirão" juntamente com professor Alessandro Mendes da Silva.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA TANCREDO NEVES



















Escola Tancredo Neves organizou no dia 19/11/2013  uma mega programação  com apresentações diversas tais como: desfiles , declamações de poesias, danças comemorando o dia da  Consciência Negra  que é celebrada no Brasil no dia  20 de novembro, contou também com  a participação dos projetos "EDUCAÇÃO PELO TAMBOR" e" GRUPO DE CAPOEIRA" com um mega  apresentação dentro da escola. Essa data é celebrada oficialmente no Brasil no dia 20 de novembro, em homenagem ao dia em que Zumbi dos Palmares morreu, em 1695, lutando pela liberdade do povo negro. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem real que dedicou a vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, quando os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo tinha a função de lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar os elementos da cultura africana no Brasil.