Segundo "Jainice Cabral de Azevedo"-Assistente Social da Secretaria Municipal da Saúde , faltam doadores aos Bancos de Sangue no Norte de Minas Gerais . Seria necessária uma média de 150 doadores por dia para manter os estoques com uma capacidade suficiente para atender a demanda dos pacientes. Porém, o cenário atual é de cerca de 80 doadores por dia. Ela acredita que muitas pessoas ainda têm medo de doar, preocupadas com contaminação ou por falta de esclarecimento sobre os pré-requisitos solicitados.
Como a escola Tancredo Neves já desenvolve trabalhos na área de saúde, inclusive levando os temas para a sala de aula, foi sugerido desenvolver um trabalho junto com os alunos, sensibilizando-os sobre a importância de saber o tipo de sangue de cada um.
A expectativa é que, além dos alunos, também participem os pais ou responsáveis e os professores. Na primeira palestra , muitas dúvidas foram esclarecidas, entre elas para que serve o sangue, quem pode doar, a idade certa e a importância de saber o tipo sanguíneo.
Para doar sangue é preciso ter e estar com boa saúde, ter entre 16 e 67 anos de idade,pesar mais de 50 quilos e ter dormido bem na noite anterior. No caso de menores de 18 anos, é necessário ter uma autorização do responsável legal. Já os doadores com mais de 61 anos devem ter feito sua primeira doação antes dos 60. Se a doação for feita pela manhã, alimentar-se bem. Caso seja após o almoço, é preciso um intervalo de três horas até o procedimento. O candidato deve levar documento original e com foto, fazer um cadastro e passar por triagem clínica onde serão feitos vários exames para avaliar o sangue.
Após a doação é preciso manter o curativo por quatro horas, evitar fumar nas primeiras duas horas, evitar bebidas alcoólicas, esforços exagerados e tomar bastante líquido. Homens podem doar até quatro vezes por ano (a cada 90 dias) ou intervalo mínimo de 60 dias se houver necessidade de doação para reposição. Mulheres podem doar até três vezes por ano (a cada 120 dias) ou com intervalo mínimo de 90 dias havendo necessidade de reposição.