sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ESCOLA TANCREDO NEVES INCENTIVA A PRATICA DE XADREZ NAS SALAS DE AULAS
















Prática que desenvolve habilidades como a memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões, o xadrez destaca-se cada vez como suporte pedagógico e ganha espaço na escola Tancredo Neves.É essa fórmula que mantém todos os alunos motivados, preparados e, melhor ainda, sempre querendo conquistar mais.Hoje dia 06/12/2013 foi vez dos alunos do 6 º ano sala 5.

PROERD NA ESCOLA TANCREDO NEVES




















A Polícia Militar de Várzea da Palma  desenvolve, desde o ano passado, na escola Tancredo Neves, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que oferece atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência na escola . O programa já foi aplicado em diversas escolas de Várzea da Palma.

Policial Geovane Pereira  foi capacitado para desenvolver atividades lúdicas em sala de aula entre os estudantes. Técnicas e métodos de ensino infantil, tratamento de dependência de drogas e noções de toxologia, aprendidos no treinamento, capacitaram o policial a abordar questões tão delicadas entre os estudantes. Em 17 lições, os alunos aprendem a incrementar a auto-estima, a responsabilidade, o bem-estar social e a cidadania.

O Proerd é a versão brasileira do programa DARE (Drug Abuse Resistence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de quarenta países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção as drogas e a violência do mundo.

No Brasil, o programa teve início em 1992 e já foi implantado em 20 estados da Federação. O Proerd visa, sobretudo, estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

INTEGRANTES DO GRÊMIO ESTUDANTIL FAZ CURSO DE XADREZ EM LASSANCE-MG



Integrantes  do Grêmio Estudantil Carlos Drummond Andrade da escola Tancredo Neves  faz  curso de Xadrez  na cidade  de Lassance-MG  com apoio do Conselho Municipal de Esporte e lazer e da Secretaria Municipal de Educação de Várzea da Palma-MG .

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

LEMBRANÇAS DOS FORMANDOS 2012 DA ESCOLA TANCREDO NEVES










                                                 FORMATURA 2012 - LEMBRANÇAS INESQUECÍVEIS

A Formatura é um momento importante na vida de um estudante, pois representa um rito de passagem. 

Em 2012, os alunos do EJA ,Etapa Final tiveram a oportunidade de compartilhar, na própria escola, esse momento com seus professores, amigos e familiares. 

O tempo já passou, mas a sensação de realização e a expectativa de novos desafios permanecem e estão estampadas nas imagens em cima.

PALESTRA EDUCATIVA SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE NA ESCOLA TANCREDO NEVES





Segundo "Jainice Cabral de Azevedo"-Assistente Social da Secretaria Municipal da Saúde  , faltam doadores aos Bancos de Sangue  no Norte de Minas Gerais . Seria necessária uma média de 150 doadores por dia para manter os estoques com uma capacidade suficiente para atender a demanda dos pacientes. Porém, o cenário atual é de cerca de 80 doadores por dia. Ela acredita que muitas pessoas ainda têm medo de doar, preocupadas com contaminação ou por falta de esclarecimento sobre os pré-requisitos solicitados.
Como a escola Tancredo Neves  já desenvolve trabalhos na área de saúde, inclusive levando os temas para a sala de aula, foi sugerido desenvolver um trabalho junto com os alunos, sensibilizando-os sobre a importância de saber o tipo de sangue de cada um.
A expectativa é que, além dos alunos, também participem os pais ou responsáveis e os professores. Na primeira palestra , muitas dúvidas foram esclarecidas, entre elas para que serve o sangue, quem pode doar, a idade certa e a importância de saber o tipo sanguíneo.
Para doar sangue é preciso ter e estar com boa saúde, ter entre 16 e 67 anos de idade,pesar mais de 50 quilos e ter dormido bem na noite anterior. No caso de menores de 18 anos, é necessário ter uma autorização do responsável legal. Já os doadores com mais de 61 anos devem ter feito sua primeira doação antes dos 60. Se a doação for feita pela manhã, alimentar-se bem. Caso seja após o almoço, é preciso um intervalo de três horas até o procedimento. O candidato deve levar documento original e com foto, fazer um cadastro e passar por triagem clínica onde serão feitos vários exames para avaliar o sangue.
Após a doação é preciso manter o curativo por quatro horas, evitar fumar nas primeiras duas horas, evitar bebidas alcoólicas, esforços exagerados e tomar bastante líquido. Homens podem doar até quatro vezes por ano (a cada 90 dias) ou intervalo mínimo de 60 dias se houver necessidade de doação para reposição. Mulheres podem doar até três vezes por ano (a cada 120 dias) ou com intervalo mínimo de 90 dias havendo necessidade de reposição.